// NOTA DE IMPRENSA | 2020.09.17

Esgotam-se apoios à criação de emprego através do +CO3SO emprego dinamizado pelos GAL
A procura por parte das empresas e entidades da economia social pelos apoios à criação de emprego através do Programa +CO3SO Emprego dinamizado pelos Grupos de Ação Local (GAL) ultrapassou largamente, apenas na primeira fase dos avisos de concurso, as dotações disponíveis, o que resultou na suspensão da grande maioria avisos abertos.
“Cedo percebemos, pelos contactos que fomos tendo nos nossos territórios de intervenção, ainda antes dos concursos abrirem, que o programa suscitaria o interesse de empresas e empreendedores” adianta Ana Paula Xavier, presidente da Federação Minha Terra, entidade que reúne todos os Grupos de Ação Local com intervenção nos territórios rurais.
A 15 de julho, na sessão de lançamento do programa, que teve milhares de visualizações on-line, a Ministra da Coesão Territorial, antecipando o interesse, comprometeu-se a reforçar as dotações dos concursos que iriam abrir, caso a procura o justificasse.
O grande sucesso do programa confirma que é apelativo em termos de apoios, mas também “que mesmo num momento como o que atravessamos as micro e pequenas empresas estão disponíveis para investir e criar emprego”. Ana Paula Xavier refere ainda que esta procura avassaladora é também “o resultado do trabalho de dinamização territorial dos Grupos de Ação Local que durante o Verão se multiplicaram em sessões de esclarecimento e atendimentos de potenciais interessados”.
As mais de 4.400 candidaturas recebidas solicitam mais de 480 milhões de euros de apoio, quando estavam cerca de 90 milhões de euros a concurso A procura superou várias vezes as dotações dos avisos abertos, o que deixa os GAL “preocupados, mas confiantes de que será encontrada uma solução”.
O “desafio passa agora por darmos uma resposta célere a quem se candidatou e se propõe dinamizar as economias locais, analisando a admissibilidade e o mérito de cada candidatura. Com tantos milhões de euros disponíveis para a recuperação económica e social do país, mesmo no Portugal 2020, não seria compreensível que bons projetos ficassem sem apoio”, acrescenta a presidente da Federação Minha Terra.
Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Luís Chaves 91 957 8282
Travessa do Hospital n.º 14 | 2550-168 CADAVAL | Tel. +351 262 691 545 | Fax. +351 262 691 546 | leaderoeste@netvisao.pt | leaderoeste@gmail.com